PCIR realiza encerramento da ação de Lean com as indústrias do Alto Paranaíba

Na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, o Sistema FIEMG, por meio do IEL, em parceria com a Regional FIEMG Alto Paranaíba, no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) realizou o encerramento do Programa de Melhoria Contínua- Lean Manufacturing em Patos de Minas-MG.

A ação teve duração de 4 meses e contou com a consultoria contratada do ICE, que realizou quatro encontros individuais in loco nas indústrias participantes e três encontros coletivos, totalizando 89 horas de consultoria, tendo como principal objetivo a melhoria no processo produtivo para a produção enxuta, com otimização de recursos, aumento de produtividade e redução dos custos de produção. O programa abrangeu a diversidade de setores dinamizadores envolvidos no PCIR contando com a participação de 6 indústrias da região de Alto Paranaíba, sendo elas: 2 do setor de sucroenergético; 2 do confecção e têxtil; 1 do setor Rochas Ornamentais   e 1 do metalmecânico.

alto_paranaiba.png

Na execução do programa foi possível realizar diversas ações de melhoria nos pilares de produtividade, qualidade, desenvolvimento de pessoas, financeiro, comercial e manutenção, dentre outras ações que foram de suma importância para o aperfeiçoamento no desenvolvimento das indústrias.

Essa é mais uma ação do PCIR em parceria com a Regional Alto Paranaíba, focadas em aumentar a competitividade das indústrias inseridas nas cadeias mais dinamizadoras de cada região mineira.