(31) 3286-9797
[email protected]

 

NOTÍCIAS

Empresa de Nova Friburgo é uma das vencedoras do prêmio estadual Rio Produtivo

No dia 19 de outubro a farmácia Fórmula Exata, de Nova Friburgo, foi uma das vencedoras do prêmio estadual ‘Rio Produtivo 2017 – Melhores Casos de Sucesso’. O evento de premiação aconteceu no Instituto Dannemann Siemsen, em Botafogo, na Capital Fluminense. A empresa foi considerada uma das melhores em relação a iniciativas de gestão e inovação que resultaram na melhoria significativa de produtividade. As outras vencedoras foram: Angu do Gomes, do Rio de janeiro e Hélio Hortifruti, de Volta Redonda.

Para o administrador Vinícius Thurler, representante da Fórmula Exata, a premiação vem para coroar o esforço de toda equipe de trabalho e dos proprietários da farmácia, que investiram tempo e muito esforço para torná-la o que é hoje: uma empresa referência em gestão, qualidade de produtos e prestação de serviço. “Estou feliz de conquistarmos esse prêmio. Isso mostra que estamos no caminho certo na busca por uma gestão que melhora a produtividade e gera resultados muito positivos. É uma prova de que através de investimento em gestão e inovação podemos aprimorar nossos processos internos e nosso atendimento aos clientes, nos tornando uma empresa cada vez melhor e mais bem estabelecida no mercado”, comenta.

Entre as iniciativas de inovação que geraram aumento de 30% na produtividade da Farmácia Fórmula Exata em pouco mais de um ano, estão: adesão ao programa de inovação e tecnologia Sebraetec, melhoria da Gestão do Estoque, mudança do lay-out interno, treinamento e ambientação de pessoal, investimento em softwares e utilização de ferramentas virtuais para potencializar seu negócio.

Para Luiz Borges, analista do Sebrae/RJ responsável pelo evento Rio Produtivo, o evento reuniu empresas que podem servir de exemplo para outros empreendimentos no estado, por justamente buscarem soluçoes que promovem a melhoria de sua produtividade. “Todos os nove finalistas apresentaram propostas e iniciativas que podem servir de norteador para outras empresas, já que todas elas passaram praticamente pelos mesmos processos até encontrarem o caminho ideal para sua gestão e melhoria de resultados internos e de mercado”, ressaltou.

O Rio Produtivo faz parte do 4º Fórum de Produtividade do Sebrae/RJ que foi realizado em cinco regiões do estado do Rio de janeiro. Em cada cidade onde ocorreu uma etapa do evento (Teresópolis, Rio de janeiro, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Volta Redonda), empresas apresentaram seus cases de inovação e produtividade.

As primeiras colocadas de cada etapa (cinco ao todo) e as quatro melhores segundas colocadas tornaram-se as finalistas (nove ao todo) do prêmio ‘Rio Produtivo 2017 – Melhores Casos de Sucesso’.

A Fórmula Exata foi considerada uma das melhores em relação a iniciativas de gestão e inovação, que resultaram na melhoria significativa de produtividade

PCIR realiza encerramento da ação de Lean com as indústrias do Alto Paranaíba

Na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, o Sistema FIEMG, por meio do IEL, em parceria com a Regional FIEMG Alto Paranaíba, no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) realizou o encerramento do Programa de Melhoria Contínua- Lean Manufacturing em Patos de Minas-MG.

A ação teve duração de 4 meses e contou com a consultoria contratada do ICE, que realizou quatro encontros individuais in loco nas indústrias participantes e três encontros coletivos, totalizando 89 horas de consultoria, tendo como principal objetivo a melhoria no processo produtivo para a produção enxuta, com otimização de recursos, aumento de produtividade e redução dos custos de produção. O programa abrangeu a diversidade de setores dinamizadores envolvidos no PCIR contando com a participação de 6 indústrias da região de Alto Paranaíba, sendo elas: 2 do setor de sucroenergético; 2 do confecção e têxtil; 1 do setor Rochas Ornamentais   e 1 do metalmecânico.

alto_paranaiba.png

Na execução do programa foi possível realizar diversas ações de melhoria nos pilares de produtividade, qualidade, desenvolvimento de pessoas, financeiro, comercial e manutenção, dentre outras ações que foram de suma importância para o aperfeiçoamento no desenvolvimento das indústrias.

Essa é mais uma ação do PCIR em parceria com a Regional Alto Paranaíba, focadas em aumentar a competitividade das indústrias inseridas nas cadeias mais dinamizadoras de cada região mineira.